Depoimento do cliente Somtec

O nosso cliente SOMTEC-CH otimiza o seu planeamento de produção, o SPV e a oficina para coordenar as suas equipas diariamente


Depoimento do cliente Somtec

Visão geral da empresa

A SOMOS, fundada em 1901 na região de Paris, ganhou a sua reputação ao conceber e fabricar máquinas de polimento para a ótica de precisão. A empresa consegue satisfazer as mais elevadas exigências em termos de qualidade de superfícies com uma gama de máquinas robustas e comprovadas e de consumíveis adaptados a cada necessidade.
A SOMTEC-CH, criada em 2008 em La Chaux de Fonds, na Suíça, entrou para o grupo SOMOS, em 2019. Apresenta aos seus clientes alta relojoaria de luxo uma oferta completa em torno das máquinas SOMOS: subcontratação em polimento e em lapidação, desenvolvimento do processo, venda de consumíveis e SPV.

País:
Suíço
Actividade:
Indústria/Relojoaria de luxo
Utilizações do Planeamento :
planeamento de fabrico e de instalações, gestão do SPV, planeamento de férias do pessoal, planeamento de formações

Requisitos de planeamento

Na oficina, é necessário comunicar aos operadores o programa do dia e da semana. Anteriormente, utilizámos uma tabela preenchida pelo chefe da oficina. Era necessário deslocar-se fisicamente para obter acesso à informação, que nem sempre estava atualizada.
Por conseguinte, precisávamos de uma ferramenta que pudesse indicar, visual e dinamicamente, ordens de fabrico a cada colaborador, por tipo de máquina, com todas as informações necessárias.
A direção e os comerciais deviam ter acesso a este planeamento. Ao mesmo tempo, precisávamos de um planeamento das intervenções para técnicos de SPV, que podia ser consultado no momento das deslocações e atualizado automaticamente.

Otimizar a comunicação entre as equipas e a oficina

O PlanningPME proporciona muitas possibilidades de configuração e tem a vantagem de ser muito flexível. Por isso, criámos vários serviços para a oficina, o SPV (Serviço Pós-Venda) e o resto do pessoal. O planeamento de produção é apresentado diretamente na oficina e os operadores podem interagir quando uma produção fica concluída alterando o estado de uma tarefa.
Assim que um pedido é recebido, criamos diretamente a tarefa associada num recurso «a ser planeado», o que nos permite ter uma representação clara da carga de trabalho prevista.
O sistema de estado apresenta uma visão geral do progresso de cada ordem de fabrico. Atribuímos um tipo de tarefa a cada tipo de máquina, com uma determinada cor. Por conseguinte, esta ferramenta facilitou bastante a comunicação na empresa, permitindo uma melhor coordenação das equipes.