Notificação de eventos

Notificações automáticas (e-mail e SMS)

Mantenha-se sempre informado, graças às notificações, sobre novas tarefas ou pedidos de período de ausência no planeamento!
Na versão Premium do PlanningPME Web Access, é possível configurar o envio de notificações automáticas por e-mail e/ou SMS aos utilizadores, recursos e/ou clientes de acordo com filtros e ações definidos.

Ativação das notificações

As notificações estão incluídas na versão «Premium» do PlanningPME Web Access. Quando seleciona a versão «Premium», é apresentado um menu «Notificações» no menu Dados. Se desejar beneficiar desta funcionalidade, não hesite em contactar-nos para alterar o seu plano de subscrição.

Como criar notificações automáticas?

Para o ajudar a criar as suas notificações automáticas, siga os passos descritos abaixo. Em primeiro lugar, aceda ao menu Dados -> Notificações e, a seguir, clique em «Adicionar» para criar uma notificação.

Ativação das notificações - PlanningPME

Descrição dos campos disponíveis

nome preencha a etiqueta da sua notificação
Evento : escolha se a sua notificação implica os eventos do tipo «Tarefa» ou «Indisponibilidade».
Filtros: escolha os filtros a aplicar para esta notificação das seguintes opções:

    • O rótulo : a notificação é acionada para todas as etiquetas de eventos ou só para algumas?
    • Recursos: quais são os recursos implicados?
    • Serviços: quais são os serviços implicados na notificação?
Ações : para cada ação, pode escolher o momento, o tipo de’ação e o tipo de alvo.
    • Quando... : escolha, da seguinte lista, em que momento a notificação é enviada:
      Quando a categoria passa para...
      Quando o estado passa para...
      Quando o evento é criado
      Quando o evento é alterado
      Quando o evento é criado ou alterado
    • Tipo de ações : escolha entre as seguintes ações: Enviar por e-mail ou Enviar por SMS
    • Tipo de alvos : de acordo com o tipo de ação escolhido, as notificações serão enviadas a um ou mais utilizadores da sua escolha, ou aos recursos ou aos clientes ligados ao evento.

Notificações por e-mail

Pré-requisitos

Para que os seus diferentes alvos (utilizador, recurso e cliente) possam receber um e-mail, é imperativo que o campo de e-mail seja preenchido nas fichas correspondentes do utilizador, do recurso e do cliente. Certifique-se de que estes dados são introduzidos corretamente.

Campos enviados

Os campos enviados predefinidos são os seguintes:

  • Date
  • Etiqueta da tarefa ou da indisponibilidade
  • Estado da tarefa ou da indisponibilidade
  • O nome dos recursos implicado
  • Botão «Ver o evento» : este botão aparece exclusivamente no e-mail se o alvo for um utilizador ou um recurso do planeamento. Ao clicar neste botão, se for um utilizador do planeamento com sessão iniciada, o evento será aberto diretamente no planeamento na data implicada. Se o alvo for um cliente, este botão não aparece no e-mail automático.
Notificações por e-mail

Deseja personalizar o modelo enviado por e-mail? É possível. Não hesite em contactar-nos para para obter um orçamento.

Notificações por SMS

Pré-requisitos

O campo «Telemóvel» dos diferentes alvos (recurso e cliente) deve ser preenchido de acordo com o formato internacional (com o código do país) nos ecrãs correspondentes para que possam receber uma SMS.

Envio com Amazon Web Services

O envio de SMS é feito pela Amazon Web Services, e deve primeiro abrir uma conta AWS. Uma vez criada a sua conta, configure a Simple Notification Service e gira a chave de acesso ao IAM. Esta chave deve ser fornecida à nossa equipa técnica quando encomenda, a fim de activar o envio de SMS no seu acesso. Poderá então gerir os seus créditos e o seguimento dos envios na consola de gestão AWS.

NB: Se estiver a utilizar outro fornecedor de SMS, contacte-nos para que possamos rever os seus pedidos de desenvolvimento.

Campos enviados

Os campos enviados predefinidos são os seguintes:

    • Date
    • Etiqueta da tarefa ou da indisponibilidade
    • Estado da tarefa ou da indisponibilidade
    • O nome dos recursos implicado
    • Ligação para o evento : a ligação aparece exclusivamente se o alvo for um recurso. Ao clicar nesta ligação, se for um utilizador do planeamento com sessão iniciada, o evento será aberto diretamente no planeamento na data do evento implicado. Se o alvo for um cliente, este botão não aparece no SMS.
Notificações por SMS

Seleção de idioma para cada destinatário

Para cada destinatário-alvo (recurso, cliente e utilizador), pode definir um idioma de comunicação entre os idiomas disponíveis na aplicação (francês, inglês, espanhol, etc.). A notificação será enviada no idioma escolhido para cada destinatário-alvo.

Direitos sobre as notificações

O utilizador que cria as notificações terá possibilidades de acordo com os seus direitos de utilização no planeamento.

Gestão a nível dos grupos de utilizadores

Pode restringir o acesso à gestão de notificações (Menu Dados -> Notificações) a nível do grupo do utilizador. Para fazer isso, basta ir para o Menu Dados-Grupo e, a seguir, para o separador Geral e desmarcar a opção Notificação na secção Configurações internas do software.

Restrições a nível dos filtros

    • Limitações dos serviços : os recursos apresentados são os serviços sobre os quais o utilizador dispõe dos direitos de leitura.
    • Limitações dos recursos : os recursos apresentados são os recursos ligados aos serviços sobre os quais o utilizador dispõe dos direitos de leitura.
    • Limitações das etiquetas : as etiquetas apresentadas são as etiquetas relativas aos serviços sobre as quais o utilizador dispõe dos direitos de leitura.

Restrições a nível das ações

    • Restrição de alvos do utilizador : se o utilizador tem acesso à gestão dos direitos de utilização, poderá escolher qualquer utilizador para o alvo. Se não tiver acesso à gestão de direitos, só poderá selecionar o seu nome de utilizador.

Restrição do acesso a notificações criadas por outros utilizadores

A lista de notificações é filtrada pelo utilizador. Na verdade, um utilizador só vê as notificações de acordo com os seus direitos de utilização.

Exemplos de notificações

Exemplo 1: Notificações do período de ausência

Descripção

Quando um período de ausência é criado de acordo com o planeamento para um empregado da Assistência técnica, o responsável, Paul, é notificado por e-mail.
Quando o empregador aceita ou recusa o período de ausência (alterando o estado do evento), o empregado é notificado por e-mail.

Tabela de configuração

nome Notificações de período de ausência da Assistência técnica
Evento Indisponibilidade
Filtros Etiqueta = Dias de folga
Departamento = Assistência técnica
Ações Ação 1
Quando o evento é criado
Tipo de ações = enviar um e-mail / Tipo de alvo = Utilizador / Escolha do utilizador = Paul

Ação 2
Quando o estado passa para... confirmado; recusado
Tipo de ação = enviar um e-mail/Tipo de alvo = Recurso

Exemplo 2: Notificação do compromisso

Descripção

Para todos os empregados de marketing ou comerciais, quando um compromisso é criado, alterado ou eliminado, o empregado é notificado por e-mail.
Além disso, o cliente recebe um e-mail quando o compromisso é confirmado.

Tabela de configuração

nome Notificação do compromisso
Evento Tarefa
Filtros Etiqueta = Compromisso
Serviço = Serviço de marketing; Serviço comercial
Ações Ação 1
Quando o evento é criado ou alterado
Tipo de ação = enviar um e-mail/Tipo de alvo = Recurso

Ação 2
Quando o estado passa para... confirmado
Tipo de ação = enviar um e-mail/Tipo de alvo = Cliente

As minhas marcas : notificações sob a forma de lista e marcas

Uma notificação informa o utilizador da criação ou alteração de uma tarefa e/ou de uma indisponibilidade relativamente ao planeamento. As notificações são definidas pelo utilizador e este será avisado, sempre que houver uma alteração, por um ponto vermelho e por uma lista.

Configurar as notificações por utilizador

Para ativar esta opção, vá para o menu Ferramentas -> Opções -> Evento e selecione « Ativar As minhas marcas ». A seguir, no menu Conta, a opção "As minhas marcas" é apresentada.

Cada utilizador tem a possibilidade de configurar as suas próprias notificações. Os utilizadores podem escolher o tipo de notificação que pretendem, bem como adicionar e/ou modificar eventos.

Configuração das notificações por utilizador

Por exemplo, um gestor pode querer ser informado quando um novo caso de indisponibilidade é adicionado ao calendário.

Visualizar as notificações

Ponto vermelho: Quando um utilizador se liga ao sistema, os pontos vermelhos indicam os eventos (tarefas ou indisponibilidades) que foram criados ou modificados na programação do recurso.

Ponto vermelho

Lista de notificações: Tem igualmente uma lista de todas as notificações no menu Conta-> As minhas marcas.

Eliminar notificações

Para eliminar uma notificação, basta abrir a tarefa ou a indisponibilidade afetada pela notificação.